terça-feira, 26 de novembro de 2013

Docente de Franca Cria Aplicativo de Celular para Ensino da Matemática



O garoto Tuim tem a missão de entrar na mina para achar diamantes. Mas antes deverá enfrentar o fantasma guardião do local. Para vencê-lo, precisará usar princípios matemáticos como fração, porcentagem, perímetro e teorema de Pitágoras. Aos 70 anos, a educadora Maria Lídia Borges Machado, de Franca (400 km de São Paulo), inspirou-se na observação de que os alunos não desgrudam os olhos da internet para criar um aplicativo que vença o que chama de fantasma: a matemática.
Trata-se de um jogo que pode ser baixado em smarphones e tablets, e também para uso em computadores de escolas, no Windows 8. São no total dez fases, que só podem ser vencidas depois de resolvidos os exercícios matemáticos. O aluno que tiver dificuldade para passar de fase pode recorrer a um manual de instruções, com dicas dos exercícios.
O nível de dificuldade contempla desde o conteúdo do final do ensino fundamental até o vestibular.
"Há exercícios inclusos no jogo que sei que muitos pré-vestibulandos não sabem resolver." O nome do personagem é o apelido de um dos oito netos de Maria Lídia. Ela, aliás, é entusiasta da tecnologia: comprou o primeiro computador em 1988 e não dispensa seu celular e tablet.
"Na verdade, eu é que fico surpresa de tanto professor jovem nas escolas que não se envolveu ainda com a internet." O aplicativo foi lançado no dia 16/11/13 já pode, a partir desta data, ser baixado gratuitamente no site www.mangoplay.com.br.