FAQ

Perguntas Frequentes:


Como faço para ingressar nos cursos da UAB Polo Franca?
R: O processo seletivo fica a critério da Universidade que oferece o curso. Em resumo, a maioria das pós-graduações baseia-se em análise curricular, que leva em conta fatores como área de atuação, experiência como professor (em caso de cursos de educação), vínculo com serviço público e etc. As graduações variam com algumas tendo ingresso por meio de vestibular e outras pela nota do ENEM.

Qual a data dos processos seletivos?
R: A UAB Polo Franca tem parceria com várias Universidades, sendo que cada uma possuí um processo seletivo que se difere dos demais. Dessa forma, não há uma data exata.

Não há um calendário sobre datas dos processos seletivos?
R: Não. A Educação a Distância depende de vários fatores que causam incerteza quanto à abertura do processo seletivo, sendo assim, o processo de seleção fica a critério de variáveis que podem alterar a data de abertura.

O processo seletivo é anual?
R: Depende. A Educação a Distância depende de variáveis que podem alterar a data de abertura do processo seletivo, bem como sua frequência, ou seja, alguns cursos podem ter duas turmas abertas no mesmo ano, já outros, podem não ter o processo seletivo anualmente.

Posso entrar em algum curso da UAB Polo Franca pelo SISU?
R: Não. A Universidade Aberta do Brasil ainda não participa do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

É preciso fazer o ENEM para ingressar nos cursos?
R: Depende. Algumas Universidades fazem o processo seletivo com base na nota do ENEM, nesses casos sim, é obrigatório fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os cursos são gratuitos?
R: Sim. Todos os cursos oferecidos pelo Programa UAB são de Instituições Estaduais ou Federais, de tal maneira, não há mensalidades e algumas Universidades oferecem material didático impresso gratuitamente. Determinados processos seletivos possuem apenas taxa de inscrição.

Os cursos são todos a distância?
R: Sim. As atividades e materiais didáticos são oferecidos através de plataformas virtuais de ensino, ou seja, o aluno faz as tarefas de um computador com acesso à internet. A maioria dos cursos possuí provas presenciais, estas devem ser realizadas no Polo com supervisão do tutor presencial. 

Eu preciso ir à Universidade?
R: Depende. Alguns cursos exigem que o aluno vá à Instituição de Ensino na aula inaugural e na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nesses casos a UAB Polo Franca procura oferecer, sempre que possível, transporte gratuito aos alunos

Os cursos não possuem professores no Polo?
R: Não. A maioria dos cursos disponibiliza apenas tutores presenciais que atuam junto ao Polo, esses, em sua maioria, possuem a função de auxiliar os alunos quanto aos problemas de acesso, ambientação na plataforma de ensino, entrega de atividades e etc.

Como faço para ser tutor pela UAB Polo Franca?
R: Os tutores presenciais, assim como os alunos, devem participar de um processo seletivo estabelecido pela Universidade. Aprovado, o tutor recebe uma bolsa fornecida pela CAPES durante a vigência do curso.

Posso cursar alguma graduação da UAB juntamente com outra graduação pública?
R: Não. A lei Nº 12.089 de 11 de novembro de 2009 deixa claro que uma pessoa não pode ocupar duas vagas concomitantemente no curso de graduação de Instituições Públicas.