segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Você conhece a Universidade Aberta do Brasil?

Você conhece a Universidade Aberta do Brasil?

            A UAB, é um programa Federal que oferece cursos totalmente gratuitos. As graduações e pós-graduações, possuem total reconhecimento pelo MEC, e não perdem nada em termos de qualidade para os melhores cursos presenciais do país. Através do programa, a população pode realizar cursos de licenciatura, bacharelado, ou especialização lato sensu com excelência federal, sem sair de sua cidade, através da modalidade a distância de ensino. Atualmente, várias Universidades participam do programa, por meio dos Polos de Apoio Presenciais Regionais, visando melhor atender as cidades.

Você sabia que em Franca, há um Polo UAB que oferece, hoje, mais de 15 cursos de várias Universidades renomadas?

            É isso mesmo, o Polo UAB Francano, possui parceria com as seguintes Universidades Federais:

UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei)
UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas)
UFF (Universidade Federal Fluminense)
UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

Os cursos oferecidos para Franca e região, são estes:
Graduação:
Bacharelado em Administração Pública - UFSJ
Licenciatura em Matemática - UFSJ
Licenciatura em Pedagogia - UFSJ
Licenciatura em Filosofia - UFSJ
Licenciatura em Educação Musical - UFSCar
Bacharelado em Sistemas de Informação - UFSCar

Especialização:
Mídias na Educação - UFSJ
Educação Empreendedora - UFSJ
Práticas de Letramento e Alfabetização - UFSJ
Matemática - UFSJ
Teorias e Práticas na Educação - UNIFAL
Gestão Pública Municipal - UNIRIO
Gestão Pública em Saúde - UNIRIO
Educação Especial (Deficiência Mental, Deficiência Visual e Deficiência Auditiva) - UNIRIO
Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância - UFF
Novas Tecnologias no Ensino da Matemática - UFF 
Gestão Pública - UFSCar

Aperfeiçoamento:
Gênero e Diversidade na Escola - UFSCar

TFC de pós-graduação pela UFF.

            O Polo UAB Franca, completou em 2013, 5 anos de existência. Ao longo desse período, já passaram uma média de 2.000 alunos por aqui, sendo que atualmente, há uma média de 1.200 mil alunos ativos nos atuais cursos em andamento.
            Quem já experimentou realizar um curso a distância, não se arrepende. Além da mobilidade e flexibilidade de horário de estudos, é possível receber um diploma de uma Instituição Federal, sem sair da cidade. E indo contra o que alguns pensam, o curso a distância não é inferior ao presencial, pelo contrário, nas avaliações do MEC, essa modalidade possui média superior aos cursos presenciais. Além de tudo isso, o diploma entregue ao discente, consta apenas o nome do curso e da Universidade, sendo que não há menção de que o mesmo foi realizado a distância. Isso acontece, porque no Brasil, os cursos não presenciais, são uma modalidade diferente e não inferior ou distintiva de ensino, portanto, o conteúdo é tão bom quanto o presencial, a única diferença, é que o mesmo é ministrado através de diferentes recursos como a internet, por exemplo.

Prova presencial realizada no laboratório de informática do Polo.

            Como já dito várias vezes ao longo do texto, todas as graduações e pós-graduações são Federais e gratuitas. O aluno não paga um centavo se quer para estudar na comodidade de sua região, recebendo, ao final do curso, um diploma renomado, com o mesmo valor e peso de um curso presencial, sem diferenciação alguma. Em outras palavras, um aluno que se forma indo todos os dias ao Campus da Universidade, por exemplo, terá o mesmo diploma que um aluno que realizou o curso através de plataformas online, a distância.

Turma do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Você sabe como funciona a modalidade a distância de ensino?

            A maioria dos cursos a distância, possui encontros presenciais, para realização de provas e atividades práticas, além de todo o conteúdo ministrado através da internet. O melhor, é que praticamente todos esses encontros são realizados na cidade do Polo, ou seja, em Franca, sendo que muitas vezes os professores é que vêm das Universidades para ministrar as aulas ou aplicar as provas. Algumas Instituições, exigem que o aluno se locomova até o Campus, mas isso é esporádico, sendo de costume apenas na aula inaugural e/ou TCC do curso, mas mesmo assim, em grande parte das vezes, a Prefeitura Municipal fornece transporte gratuito, para que os discentes não tenham gastos adicionais.

Orientação aos alunos do curso de Educação Musical.

O que você está esperando para realizar um curso pela UAB?

            Depois de todas essas informações passadas, você ainda tem dúvida sobre as vantagens de se realizar um curso pela UAB? Para entrar em uma das graduações ou pós-graduações, basta se inscrever no processo seletivo, que varia entre vestibular, análise de currículo e nota do ENEM. 
            Para participar do processo seletivo de graduação, é necessário somente ter concluído o Ensino Médio. Para as pós-graduações, é necessário acompanhar o edital do processo seletivo, para saber quais áreas se encaixam na seleção.
            Bom, ao final deste longo texto, eu, redator, tomo liberdade para fazer um breve depoimento:

"Antes de começar a trabalhar na UAB, pouco conhecia sobre o programa, e confesso que tinha certo preconceito quanto a eficácia e aceitabilidade de um curso a distância. Hoje, estou cursando Licenciatura em Educação Musical pela UFSCar, estou plenamente satisfeito e me arrisco dizendo que em apenas 6 meses de curso a distância, aprendi coisas que em 4 anos não aprendi na graduação presencial que concluí. A graduação que estou fazendo é de uma excelência ímpar, sem falar nas atividades práticas das quais os professores vêm direto de São Carlos para compartilhar conhecimento conosco. A experiência é única, e hoje entendo o porquê da modalidade a distância possuir notas tão altas nas avaliações do MEC, pois os alunos são cobrados intensamente, aprendendo a organizar suas tarefas e criando uma autonomia que muitas vezes não é conseguida em uma graduação ou pós-graduação presencial. Com as experiência vividas até aqui na UAB Polo Franca, recomendo com toda a certeza a modalidade a distância."

Minicurso sobre Tecnologia e EaD no laboratório de informática do Polo.

Você conhece as nossas páginas de divulgação na internet dos cursos e processos seletivos?

 É muito simples. A UAB Polo Franca, divulga todos os editais e processos seletivos através dos seguintes endereços:

Site da Prefeitura Municipal de Franca: http://www.franca.sp.gov.br/portal/educacao/projetos/uab.html

Entre em contato conosco através do telefone:
(16) 3711-9224

E-mails:


Endereço do Polo UAB Franca:
Colégio Champagnat
Av. Champagnat, 1808. Centro. Sala 11.
Franca/SP

Horário de Funcionamento:
Seg. à Sex. das 13h às 22h e aos Sábados das 8h às 15h. 

Por dentro do prédio Champagnat, onde atualmente se encontra a UAB Polo Franca.